Escola de surf GreenCoast é a única no país a abraçar a iniciativa apoiada pela União Europeia.
“A GreenCoast SurfSchool, juntamente com a Ocean Sustainability through Education and Sport (OSES), realizou durante a manhã desta quarta-feira [23 de abril], uma sessão voltada para a consciencialização ambiental entre os jovens através dos desportos náuticos.
Tratou-se de uma formação e consciencialização da problemática ambiental, intitulada Literacia Oceânica, que decorreu na Junta de Freguesia de Espinho com alunos do curso de desporto da Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida e que contou com a participação do francês Hugo Tossello, presidente da Sport and Citizenship, a responsável pela European Marine Science Educators Association (EMSEA), Dominika Wojcieszek, a responsável pela Surf Rider Foundation, Idoia Fuertes e Mona Bjorklund da secretaria da União Europeia.
O projeto disponibiliza ferramentas e metodologias para apoiar federações e agentes desportivos locais na criação de programas educativos ecológica e socialmente responsáveis.
Os principais objetivos deste projeto passam por “avaliar a experiência das organizações desportivas” e “recolher informações sobre a implementação de campanhas de sensibilização focadas na preservação dos oceanos e dos mares”.
A iniciativa visa, também, “desenvolver metodologias de sensibilização ambiental”, criando “recursos educativos práticos, centrados no desporto, que incentivem o compromisso com a proteção dos oceanos” e “medir o impacto”, avaliando “os benefícios sociais e ambientais do programa, utilizando os dados para reforçar os esforços de sensibilização em prol da proteção dos oceanos”.
Na sessão de abertura, o responsável pela GreenCoast SurfSchool, Gonçalo Pina destacou a importância do projeto em Espinho como sendo o único presente em Portugal, representado pela sua escola de surf.
Para aquele elemento da escola de surf espinhense, “é importante ter o desporto associado à sustentabilidade oceânica” com a evolvência da sua escola neste projeto europeu educacional e desportivo, o OSES, que nasceu há três anos.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Vasco Alves Ribeiro, como anfitrião, saudou a iniciativa que considerou de “grande importância”, tratando-se de “um projeto muito interessante”.
“Tudo o que tenha a ver com a sustentabilidade, com o mar e o surf está diretamente ligado ao turismo de Espinho”, salientou o autarca.
A iniciativa voltará ao terreno amanhã [24 de abril], a partir das 9h30, na praia, na GreenCoast SurfSchool com uma aula de surf, coleta de lixo marinho e a sua quantificação e classificação, a abordagem do tema gestão e proteção costeira, a avaliação da biodiversidade local observando as espécies e, por fim a medição de impacto.”
Texto escrito pelo Jornalista: Manuel Proença
#oses-project #greencoast #greencoastsurfschool #espinho #espinhosurf #ipdj #prio #deeplyeurope #surf